27/08/2009

Que vinho servir na minha festa?????

A decoração e a comida de uma festa, independente do motivo da celebração, são alguns dos itens mais importantes para render bons comentários entre os convidados e plena satisfação dos anfitriões. Mas não são os únicos. As bebidas, se não selecionadas a dedo e com zelo, podem resultar em desconforto, principalmente se não estiverem condizentes com o público presente, com o orçamento estipulado, o horário do evento e até com a estação do ano. Dentro da lista básica de água, refrigerantes, cerveja e whisky, adotar o vinho resume a seleção com elegância. Já passou o tempo em que um bom vinho era privilégio de poucos. A quantidade e a qualidade dos produtos produzidos no Brasil demostram a popularizaçao da bebida. Porém, na falta de um especialista para acompanhar a escolha do tipo de uva e da marca de acordo com seu cardápio, existem algumas dicas básicas para não fazer feio.
Segundo Maitê Marani, sommelière da inVino Amici, é importante associar o vinho aos pratos que serão servidos e ao clima da época. Segundo Maitê, uma temperatura mais fria pede vinhos mais encorpados, geralmente os tintos. As espumantes e os vinhos brancos são ótimos para o calor, por serem mais refrescantes.
A qualidade da bebida não pode ser comparada com o preço, nem sempre o mais caro é o melhor.Quem está disposto a investir muito pode optar pelos clássicos italianos, franceses ou portugueses. Se o orçamento não está tão grandioso e , mesmo assim, o anfitrião não quer abrir mão mão de servir um bom vinho, a solução é buscar vinícolas nacionais. argentinas ou chilenas.
Se a intenção é servir durante toda a festa, o ideal é duas opções de vinho, independete da marca: uma para acompanhar a entrada (espumante branco ou tinto) e outra para o jantar (mais encorpado). No encerramaneto é aconselhável oferecer um estilo mais doce e licoroso, podendo ser um espumante, um branco de colheita tardia ou até mesmo um cálice do porto. Mas é só uma sugestão, ou pode colocar na mesa de encerramento do café um licor.
No caso de servir mais de um tipo de vinho na festa depende das outras bebidas inclusas, como cervejas, whisky, batidas entre outras.Nesse caso, coloque somente um tipo e para servir durante o jantar.
Atenção que o seu gosto nem semrpe agrada seu convidado, dessa forma á aconselhável analisar o cardápio e optar de acordo com o mesmo. 
Mas , se você é daqueles que só sabe beber e não entende nada de vinho, procure pesquisar bastante em livros, site, revistas especializadas, além de pessoas ligadas à área, vão lhe ajudar a não passar feio na sua festa.
O vinho dá um certo charme na festa, desde que caiba no bolso de quem está bancando para não se tornar uma tortura a cada gole dos convidados.
Quando e o que servir
Existem três tipos principais. O tinto é o de maior produção mundial e a cor é proveniente das uvas escuras ou pretas, caracterizado também por ser um vinho corpulento. O branco é mais leve e refrescante, e o rosé é feito com uvas pretas cujas cascas liberam pouca tinta.
  • Espumante: para a recepção e acompanhar peritivos. Devem ser servidos em taças altas e estreitas, a fim de facilitar a produção contínua de bolhas finas;
  • Tinto: para os pratos mais encorpados. A taça ideal é aquela mais robusta, chamada bordo é indicada para vinhos tintos por permitir a exalação dos aromas da bebida;
  • Branco: para os pratos mais leves. O mesmo modelo de copo do tinto, só que em tamanho menor, assim não permite que a bebida esquente muito rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário