Uma cidade que tem um mar tranquilo de águas cristalinas emoldurado por trechos de Mata Atlântica. Assim é o município de Governador Celso Ramos, situado a pouco mais de 46 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina. O destino ainda é meio novo e pouco explorado pelo município e esse é um dos maiores atrativos, porque o local tem status de "intocável". São 23 opções de praias, algumas ainda desertas! Há praias para todos os gostos: pequenas, grandes, urbanizadas, nativas ou desertas, todas para a prática de esporte náuticos como mergulho, windsurf, jet ski e surfe.
Mas um dos maiores atrativos do pequeno município é sem dúvida a Baía dos Golfinhos, um local onde vive uma colônia de aproximadamente 80 golfinhos. O acesso é feito por mar, em barcos que fazem passeios náuticos pela região.
É diferente da praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, lá é fácil ver mamíferos . Em Celso Ramos só mesmo o mau tempo afasta esses animais da praia.
Apesar de ser uma cidade pequena - o município tem 12 mil habitantes - não faltam opções de passeios em Governador Celso Ramos. O turista pode visitar igrejas, monumentos históricos, fazer trilhas ecológicas, passeios náuticos ou apenas curtir o mar á sombra de uma árvore.
Um passeio imperdível é o da ilha de Anhatomirim. A belíssima Fortaleza de Santa Cruz, tombada pelo Patrimônio Histórico, garante todo um charme especial a ilha de Santa Catarina das inavasões no século 18.
Os apreciadores da história também não podem perder o passeio à Capela de Nossa Senhora da Piedade, que é tida como a primeira igreja edificada no estado. A capela é uma construção típica açoriana feita de óleo de baleia e cascalho de conchas. Ao lado da igreja, que fica em frente à praia da Armação da Piedade, estão as ruínas de senzala e engenhos de farinh distribídos pelo município.
Para quem é adepto do mergulho, os locais mais indicados são a ilha do Arvoredo e Ilha Grande, que fazem parte de áreas de proteção ambiental. Já quem gosta de um pouco mais de agito, deve procurar a praia de Palmas. É a mais urbanizada e movimentada e tem boas condições para a prática de surfe. Lá também há várias opções de bares, lanchonetes e restaurantes. Se o turista quiser conhecer uma verdadeira vila de pescadores deve visitar as praias Fazenda da Armação e da Caieiras.
UM POUCO DE HISTÓRIA...
A Fortaleza de Anhatomirim começou a ser construída por soldados e escravos africanos em 1739 e tinha a função de proteger a ilha de Santa Catarina. Em 1777, foi invadida pelos espanhóis e retornou ao comando de Portugal com assinatura do TRatado de Santo Ildefonso no mesmo ano. No século 19, o Forte, também chamado de Santa Cruz, controlava o tráfico de embarcações e servia como quarentena aos doentes. Na época da 1º Guerra Mundial (1914 - 1918) passou a ser guarnecido por contigentes de Marinheiros Nacionais e recebeu artilharia.Foi utilizado como prisão política durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e desativado cinco anos depois.
O conjunto foi tombado como Monumento Histórico Nacional, mas durante a 2º Guerra Mundial foi reocupado militarmente para ser desativado de vez ao final do conflito.
Em 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Ministério da Marinha e a Subsecretária do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional fecharam acordo para a restauração da fortaleza. Em 1984 a ilha e o forte foram abertos à visitação pública.
Segundo o governo de Santa Catarina, a Fortaleza de Anhatomirim recebe aproximadamente 65% do contingente de mais de 200 mil pessoas de todo o mundo que visitam as fortalezas anualmente. Para visitar o local é cobrada uma pequena taxa de manutenção de R$ 4,00. No local há restaurantes e lanchonetes, lojas de souvenir e banheiro.
Pode-se chegar a esta Fortaleza através dos serviços de escunas que fazem passeios marítimos na região, partindo de diferentes pontos do centro de Florianópolis. Ainda é possível ir ao local saindo da BR-101, no km 185, Tijuquinhas, junto á ponte sobre o rio Camarão,e percorrendo cerca de 8 quilômetros até a Praia do Antenor, onde há sempre algum barqueiro disponível para a travessia de aproximadamente 600 metros até a ilha de Anhatomirim. Durante o verão ( de dezembro a fevereiro) a fortaleza fica aberta das 9h às 18h.
CULINÁRIA
A colonização de Governador Celso Ramos começou há mais de 200 anos, com vinda de portugueses atraídos pela pesca da baleia. Especializada em estração de moluscos, a cidade é considerada uma das maiores produtoras de mariscos de cultivo de Santa Catarina e um importante centro pesqueiro.
E são os frutos do mar a base da culinária local. O município também é conhecido pela produçao de mariscos. Entre os pratos mais pedidos pelos turistas estão o marisco Lambe-lambe ( um tipo de risoto com mariscos nas cascas) e tainha assada na folha de bananeira e peixe frito com pirão.
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
- Secretaria de Turismo: X - 48 - 3262-2090
- Prefeitura Municipal: X - 48- 3262-0141
- Site: www.governadorcelsoramos.com.br
ONDE FICAR
Pousada Recanto das Flores Guest House - Praia do Henrique Costa- Fone: X-48-3262-9043 / email: recantodasflores@matrix.com.br / site: www.recantodasflores.com.br
Ponta dos Ganchos Exclusive Resorte - Praia de Ponta dos Ganchos
- Fone: X - 48 - 3262-5000 / site: www.pontadosganchos.com.br
10 anos e estara doomed como muitas cidades no brasil q eram lindas e foram tomadas por turistas e condominios.
ResponderExcluir