Aqui segue alguns conselhos para os turistas. Há alguns que realmente gostam de levar tudo da viagem....quem nunca trouxe da praia uma conchinha.....ou foi fazer aquela caminhada pela trilha e viu uma linda flor e ...puft....arrancou .....se para alguns isso é inofensivo, para a natureza nem tanto. Então aqui vai uns conselhos:
- Respeitar outras culturas: lembre-se de que cada lugar tem costumes únicos. Ao tirar fotos, deve-se pedir delicadamente permissão.
- Não perturbar a vida selvagem: considere as implicações ao comprar produtos derivados da fauna ou da flora. Não alimente os animais.
- Ser eficiente no uso de água e energia: o que vale em sua casa vale na dos outros. Tomar banhos curtos e apagar a luz ao sair de um cômodo são regras universais.
- Não introduzir ou retirar plantas ou animais exóticos: imagine o que aconteceria se todos resolvessem levar aquela flor ou plantinha.
- Dar preferência a alimentos e artigos produzidos localmente: essa regra, claro, não vale caso espécies ameaçadas tenham sido usadas na produção.
- Deixar o lugar tão ou mais limpo do que quando chegou: jogue o lixo em lugares adequados, recicle quando possível, reutilize bolsas e garrafas.
- Obedecer aos regulamentos locais e seguir as normas de segurança: procure o serviço de informações turísticas, leia guias, pesquise antes de viajar.
- Usar veículos apenas em caminhos designados para isso: evite também deslocar-se em veículos desregulados - eles poluem mais.
- Escolher guias que respeitem o ambiente e a cultura locais: assim, sua viagem trará benefício
- Ao voltar, difundir a compreensão da cultura do lugar visitado: assim, futuros turistas farão da viagem uma experiência boa para eles e para a população local.
- Dar preferência a hotéis e emrpesas da transporte responsáveis: gaste dinheiro com empreendedores locais. Pague um preço justo para os dois lados.
- Não usar sabão ou detergente em fontes naturais de água: se não houber opção, banhe-se ou lave roupa com sabão biodegradável.
- econômico para a comunidade do lugar visitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário