27/07/2009

Turismo para portadores de deficiência

Na cidade de Socorro, a 110 quilômetros de Campinas,no relevo montanhoso da Serra da Mantiqueira podemos aproveitar a natureza e os esportes radicais. Com grande potencial hidrográfico e relevo propício para esportes radicais, Socorro desenvolve um programa para se tornar a primeira cidade do Brasil com acessibilidade total a pessoas portadoras de deficiências e mobilidades reduzidas.
O projeto, é um desafio que a cidade enfrenta com mobilização da prefeitura, hotéis e parques.
Socorro é um dos sete municípios que compõem o Circuito das àguas Paulistas, com Lindoia, Amparo, Jaguariúna, Águas de Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra. Destaca-se oferecendo aos visitantes um roteiro repleto de opções de turismo de aventura e acessibilidade turística para pessoas com deficiência. Ao todo, são sete os projetos especiais que estão sendo desenvolvidos, grande parte ja em andamento. O programa é uma parceria com o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT), a Associação Brasileira de Empresas Turismo de Aventura e Ecoturismo (ABETA) e o Sebrae.
Dois projetos em especial merecem atenção e são tratados como prioridade pela prefeitura , pelos parques, hotéis e restaurantes locais: a Aventura Segura e o Socorro Acessível. O Aventura Segura engloba 17 cidades em todo o País, entre elas Socorro, o objetivo é a qualificação de implementaçao da gestão de segurança em todas as atividades. Hotéis e parques credenciados poderão oferecer aos turistas opções de lazer com certificado de segurança, emitidos por organismos confiados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Socorro Acessível envolve projetos como a construção de rampas de acesso e rebaixamento das calçadas,adequação da rede hoteleira, parques e comércio. Cardápios em braile, sinalização no solo, corrimão, corredores aromáticos e treinamentos de pessoal especializado são exemplos de ações estruturais que estão sendo desenvolvidas no município.
Na minha opinião, esse projeto está mais do que atrasado. Isso é uma obrigação de qualquer rede hoteleira, comércio e cidade, oferecer estrutura adequada as pessoas portadoras de deficiência.
Com esses projetos Socorro quer tornar-se referência nacional (tomara).
A cidade de Socorro foi fundada em 1929 e completará no proxímo dia 9 de agosto, 180 anos. Emcelebração à data, a prefeitura lançou um desafio junto aos parques, que deve ser cumprido até março de 2010: plantar 180mil mudas de árvores por todo o município e assim manter toto o verde da região, garantindo qualidade de vida aos moradores e bonitas paisagens aos visitantes.
O desafio ja começou, a prefeita da cidade já plantou sua primeira muda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário