25/05/2009

Roteiro - Chile


Quero criar um post especial aqui no meu blog sobre vários lugares interessantes. O título será Roteiro e seguido do local no qual será citado. Dessa forma, caso alguém tenha um roteiro legal ou ja foi fazer uma viagem que gostou e quer falar , me mande por email carvalhoeventos@yahoo.com.br. A troca de experiência sempre é bem vinda!!!

Começando o 1º post e sobre o Chile:

O Chile é uma terra de contrastes. Sua geografia, que lhe garante 4,8mil quilômetros de extensão por uma largura média de 180 quilômetros é a responsável principal por isso. É onde se encontra a Cordilheira dos Andes de um lado e o Oceano Pacífico do outro. O turismo no Chile é organizado e o povo muto acolhedor. Não tanto como nós brasileiros, mas são hospitaleiros e educados. O espanhol é falado por lá e ganha velocidade. Caso você só arraste um "portunhol" não precisa ficar desesperado....os chilenos são educados e eles repetem o que acabou de dizer....
Principais pontos turísticos:
  • Santiago
É a capital do Chile, como não falar dela!!!!! Apesar dos seus 5 milhões de habitantes a cidade possui um ar de interior, porém possui uma particularidade: a Cordilheira dos Andes. A cidade tem atrativos para quase todos os perfis de visitantes.
Ao fazer sua visita na cidade, inclua no trajeto a Avenida Libertador Bernado O'Higgins, é conhecida popularmente como Alameda, que leva até o Palácio de La Moneda, sede do governo federal chileno. O edifício é um das principais obras arquitetônicas da cidade e o passeio pode ser feito a pé!
Pra quem não se cançar de admirar a Cordilheira dos Andes pode aproveitar para subir ao Cerro San Cristóbal, uma espécie de mirante com vista para a cadeia montanhosa. Aos pés do Cerro, uma visita que pode agradar à criançada é o zoológico.

  • Atacama
San Pedro de Atacama, a 2,4mil metros de altitude, é a base para explorar o deserto de Atacama, o mais seco do mundo! A cidade tem pouco mais de 4mil habitantes e ruas de terra batidas. A principal rua é a Calle Caracoles, onde podemos encontrar barzinhos, restaurantes, pousadas, agências e comércio. San Pedro de Atacama é apenas o ponto de partida para explorar o deserto.
Saindo desse ponto de partida, o turista tem o contato com a natureza de Atacama. Vales, vulcões, desertos, salares, lagos....nesse cenário, quanto mais calor, menor é a possiblidade de ver brotar uma gota de suor, em meio a úmidade quase zero da atmosfera. A atração mais próxima da cidade é o Vale da Morte ( muito convidativo o nome não!!!). O Vale da Morte é uma área de 2 quilômetros de extensão, o vento forma dunas perfeitas para os aventureiros de sand board ( é uma versão chilena do nosso "esquibunda" ). Nessa mesma Cordilheira de Sal, onde está o Vale da Morte, há também o Vale da Lua, no qual muita terra e areia vermelha garantem formações que convidam a reflexão. Ainda tem o Salar de Atacama, um lago que secou e deixou uma superfície de sal de 3,2 mil quilômetros quadrados.
O vulcão Licancabar de 5.760 metros, pode ser escalado, tem também lagoas como a Cejar, que possui grandes concentrações de sal, é impossível afundar em suas águas quentes!!!! Mas a paisagem mais espetacular é o El Tatio, um campo de gêiseres, que possui 80 dessas formações em atividades, em meio ao solo de origem vulcânica!

  • Lagos Andinos e Patagônia
A área conhecida como Reguião dos Lagos, possui sete parques nacionais, entre eles o Parque nacional de Villarica, que tem como atração principal o vulcão de mesmo nome, ao lado encontra-se uma cidadezinha tranquila de Villarica, com 40 mil habitantes. Pucón, é sua vizinha, e conquista maior número de visitantes - especialmente no inverno - os brasileiros são em maior números a procura de neve.
No Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, o mais antigo do Chile, encontra-se o vulcão Osorno. Além dele mais três vulcões fazem parte do parque. O rio Petrohué também chama atenção dos aventureiros.

  • Ilha de Páscoa

Várias são as lendas que giram em torno dessa ilha que fica a 3,7 mil quilômetros da costa do Chile. De origem vulcânica, a ilha é um prato cheio ao olhos de quem ama mistérios, a começar por seu cartão postal, os moais (pra quem não sabe são as gigantes cabeças de pedras ). Páscoa é sede do parque Nacional Rapa Nui, nome original da ilha, que tem apenas 117 quilômetros. Os moais, são avistadas de longe e não é a única atração da ilha, inclusive para aqueles que adoram uma boa história, uma vez que os sítios arqueológicos são um dos destaques nessa porção de terra. Não podemos esquecer das prais.....afinal estamos numa ilha!!!!

  • Serviço de Utilidade:
informações turísticas: www.sernatur.cl

Nenhum comentário:

Postar um comentário