04/08/2009

País de Gales


Gales ( Wales em inglês) é uma das quatro partes que constitui o Reino Unido, situado no sudoeste da Grã- Bretanha. Algumas vezes chamado de principado, ja que o herdeiro do trono britânico é o príncipe de Gales. Em português é comum chamar essa unidade do Reino Unido de País de Gales, entretanto não se trata de um país independente (não possui representação na ONU, por exemplo).
Apenas em 1999, Gales ganhou uma Assembléia Nacional, permitindo alguma autonomia para região, apesar de ser subordinada a Londres.
A região apresenta uma paisagem montanhosa, salpicada de ovelhas e castelos, parece adormecida numa lenda antiga. Estradinhas pedem licença para cortar o verde e a vista alcança um horizonte bucolicamente amplo. Cenário que ficaria vazio, não fosse a imaginação preencher lacunas. A pensar num tempo ainda anterior aos monumentais castelos, em que celtas celebravam a natureza, romanos contruíram fortes e os cavaleiros do rei Arthur percorriam aqueles campos levando à frente a bandeira do dragão vermelho que continua como símbolo maior do País de Gales.
Pode se dizer que é uma terra onde a história ultrapassa a fronteira da realidade e se torna permeável a lendas e elementos tão sutis quanto as poções de Merlin. O mago, aliás, teria nascido na pitoresca Carmarthen.
E Arthur, rodado por toda a Grã-Bretanha - o que inclui, além de Gales, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte - sempre deixando em lagos, montanhas e cavernas mais uma fábula de Távola Redonda. Recheados com tanta fantasia, os campos de Gales ganham outra dimensão, cujo território é povoado desde a pré-história.
Tribos chegaram ali por volta de 400 a.C. e se impuseram aos bretões não pela espada, mas pela força de sua cultura e de seua religião - algo como as músicas dos bardose a metafísica dos druidas nos bosques. Tanto se misturam que por muito tempo foi como se elas ali tivessem surgido.
Quando o Império Romano entrou em Gales, essa cultura estava sedimentada por quatro séculos de presença. Ás casinhas redondas dos celtas se somaram impressionantes fortalezas, erguidas no alto de qualquer morro que valesse a empreitada ( muitas serviram de fundação para castelos medievais). Uma convivência nem sempre amigável. Na sequência, chegariam os ainda mais ferozes saxões, que já haviam dominado a Inglaterra e esbarravam no território galês.
Algumas dessas batalhas ocorreram no que é hoje o Parque Nacional Snowdonia, que guarda uma das paisagens mais bonitas de gales, execelnte para esportes radicais. O país tem mais duas áreas de preservação, Brecon Beacons, ao Sul, e a litorânea Pembrokeshire, que de tão mágica estará em um filme de Harry Potter.
Arthur venceu os saxões, que não chegaram ao país - e essa vitória ajudou a preservar a cultura celta, assim como o idioma local, que pouco se parece com qualquer outro que você já tenha ouvido ( com incrível boa vontade, pode lembrar o alemão). Língua que está longe de morrer: 20% da população fala galês, além do inglês.
Governado por Londres desde 1536, Gales só conseguiu autonomia parcial em 1999. E hoje regulamenta vários setores a partir de sua assembléia, um prédio moderno em Cardiff.
A capital, por sua vez, se reiventou nas últimas décadas, em mais uma das boas histórias que você vai ouvir por lá. E os galeses costumam dizer que eles não dispensam uma boa história ou lenda.

Aldeia quase perfeita: você pode começar em Castell Henllys, no Parque Pembrokeshire. Suas casinhas reproduzem com detalhes a antiga vila celta que havia ali. Depois, siga até St. Fagans, mais ao Sul, que também conta com uma réplica de aldeia (os casebres têm até decoração). Ou visite a galeria da Idade do Ferro, no Museu Nacional de Cardiff, com peças autênticas.

Batalhas da Távola Redonda: Snowdon, em inglês, significa "A Tumba", nome forte demais para o belo monte que batizou o parque nacional que fica no Norte de Gales. Mas tudo tem explicação. Nessa região, Arthur teria derrotado o gigante Rhitta. Quer ter um resumo rápido da vida do herói? Embarque no labirinto do Rei Arthur, na cidade de Coris. Enquanto você percorre de barco um rio subterrâneo, vê os principais capítulos dessa história, aliás, que para muitos ainda não terminou. Há quem jure que Arthur e seus cavaleiros estão dormindo até hoje, encantados, em uma caverna perto do Castelo de Chepstow.

Certidão de Nascimento: por mais incrível que possa parecer, Merlin é um dos poucos personagens das histórias do rei Arthur que têm algo parecido com uma certidão de nascimento. Dizem que ele veio ao mundo em Carmarthen, na parte Sul do país. Em galês, a cidadezinha se chama Caenyrddin, que deriva de Myddin Emrys, ou mago Merlin. Para entrar no clima, uma visita aos bosques da região se torna necessária. reza a lenda que Merlin está enterrado na ilha Bardsey, no Norte de gales, na companhia de 20 mil santos. O número parece exagerado, assim como é estranho imaginar pagãos e cristãos juntos. Mas o que se sabe é que a ilha era alvo de peregrinação na Idade Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário