18/06/2009

CUSCO = UMBIGO


Aproveitando o post abaixo ... vamos falar sobre Cusco!!!!!!!!!

Centro magnético do planeta, Cusco, em quéchua (língua indígena), significa "umbigo ou centro do mundo" e está a 3.360 metros de altitude. Conta o mito de que a capital foi fundada por Manco Cápac e Mama Ocllo, filhos do deus Sol que sairam do lago Titicaca com a missão de achar um lugar que fosse o centro de um grande reino. O casal chegou ao Cusco e ensinou a arte do tecido, cerâmica, jóias e da agricultura para os seus primitivos habitantes. O mito retrata a importância ritual do Cusco, mas esquece dos seus antecessores como os habitantes de Marcavalle (1000 aC), ou os estabelecimentos Huari (750 dC).
Os quichuas, cujo soberano era o Inca, não tinham sido originários do Cusco, senão que chegaram à área no ano 1200 dC. A sua presença levou batalhas e alianças com outros povos, finalmente estabelecida uma incontestável posição dominante no vale o que foi seguido por uma contínua expansão para outras áreas da região andina. Com a conquista, 23 de março de 1534, procedeu à fundação da cidade espanhola. A chegada de uma nova cultura transformou os templos e palácios incas em casarões coloniais e igrejas. A cidade foi gradualmente a tornar-se num símbolo da miscigenação, não só arquitectônica, também cultural.
O Cusco incaico é do século 15 e atribui ao inca Patacútec (conhecido como " o melhor dos incas") a construção dos principais edifícios da cidade, destacando o fino talhado das pedras e a perfeita união entre elas, sem o uso de qualquer massa de união. As pedras têm encaixe perfeito e ângulos que ultrapassam ao quatro conhecidos de um quadrado. As portas trapezoidais também são um show à parte.
Na parte alta estão a fortaleza de Sacsayhuanán, o Korikancha (templo do sol - sobre o qual foi edificado o convento de Santo Domingo, e na Rua Hatun Rumiyoc, um muro inca que inclui a célebre pedra com 12 ângulos, usada para garantir a estabilidade em caso de terremotos, comuns no País.
Para os turistas que chegam à cidade com cara de vilarejo, é necessário um período de adaptação, levando-se em conta a altitude. No primeiro dia é necessário muito descanso,consumo de alimentos de fácil digestão e a ingestão de muito, mas muito mate de coca. Depois é só aproveitar para conhecer essa localidade, cujo sincretismo é destacado em suas igrejas. A catedral da cidade deixa qualquer um de boca aberta pela sua magnitude e riqueza.
Cusco conta com uma população local de 420 mil habitantes espalhados pela região e recebe cerca de 1 milhão de turistas no ano. Aqui vai dicas de alguns hoteis: Hotel Monastério, Libertador Summit Hotel, Novotel, Picoaga Hotel e Jose Antonio Hotel Cuzco.
É interessante explicar que o nome da cidade, grafado internacionalmente com"Z" (Cuzco) é na verdade com "S" . Como no Brasil, que os estrangeiros conhecem como "BRAZIL" . A secretária de Turismo do Peru está com um trabalho de divulgação para corrigir o nome que deverá ser grafado em qualquer lugar do mundo com "S".
Entre os inúmeros restaurantes disponíveis, uma dica é o novíssimo Incanto, localizado na Avenida do Sol, a principal da cidade. Conta com um cardápio variado, que contempla a gastronomia típica e também massas e pratos interncaionais tradicionais. Na casa é possível degustar vinhos peruanos premiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário