10/06/2009

Quero viajar...mas to sem grana

Essa vai para os turistas de bom gosto, mas com pouco dinheiro no bolso, para não passar vontade nas principais cidades do mundo. Aqui vai algumas dicas de barganha, com opções gratuitas em destinos turísticos cobiçados. Confira:

  • NOVA YORK
Para ver de perto um dos principais cartões-postais da Nova York, embraque na Staten Island Ferry (www.siferry.com). O barco passa na frente da Estátua da Liberdade quando cruza o canal. Outro passeio obrigatório em Manhattan é o Metropolitan Museum of Art ( www.metmuseum.org). Com acervo de mais de 2 milhões de peças, a instituição sugere o valor de US$ 20 por adulto, mas isso não impede que você deixe apenas alguns centavos - ou nada mesmo - sem maiores constrangimentos. O museu funciona das 9h30 às 17h30, de terça a quinta e aos domingos. Sexta e sábados, só fecha às 21h.

  • SÃO FRANCISCO
Conheça a interessante história dos bondes nessa cidade californiana - o primeiro modelo foi testado no distante ano de 1873. NO Cable Car Museum (www.cablecarmuseum.org), você pode ver bondes antigos e saber curiosidades desse meio de transporte. O museu abre diariamente, das 10h às 18h. De julho até o fim de outubro, ocorre por lá a Chinatown Night Market Fair, sempre aos sábados. A festa inclui vendedores nas ruas, danças folclóricas, música e artes marciais.

  • BUENOS AIRES
O Cemitério da Recoleta, inaugurado em 1822 no bairro do mesmo nome, abriga túmulos de grandes personalidades argentinas, como Evita Perón ( 1919-1952). A tumba da "mãe do pobres" recebe multidões de turistas diariamente. O cemitério funciona das 10h às 17h, todos os dias. Também há visitas guiadas, sempre no último domingo do mês.

  • PARIS
O Museu de Moda de Paris (www.galliera.paris.fr) foi inaugurado em 1977 e conta a história do vestuário por meio de um acervo com mais de 90 mil peças. FUnciona de terça a domingo, das 10h às 18h. No meio do bairro dos estudantes, o Quartier Latin, você pode curitir o Jardim de Luxemburgo, construído na frente do palácio de mesmo nome. Não é raro topar com um concerto ao ar livre, para incrementar o passeio.

  • LISBOA
Com peças de ouro e instrumentos usados para moldar o nobre metal, o Museu da Ouruvesaria (www.museudaourivessaria.com) funciona de segunda a sexta das 10h às 12h30 e das 14h30 às 19h. Aos sábados , o museu fica aberto das 10h às 13h.

  • BERLIM
A visita ao Reichstag, o Parlamento da capital alemã, é obrigatório e é free! Ele foi construído no fim do século 19, tem 23,5 metros de altura e possui uma vista privilegiada de Berlim. Na cidade de Dachau, você pode conhecer o primeiro campo de concentração alemão, ativado em 1993. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 17horas.

  • DEMAIS DICAS
Em Londres e em Nova York existem locais especializados em vender ingressos para musicais em cartaz por metade do preço. Em Londres procure o Official Half Price Ticket Booth (www.lsbo.co.uk). Em Nova York, os pontos de venda fica no Metro Tech Centre, esquina da Jay Street com a Mytle Street.
Comprar um Welcome Card, também conhecido como cartão de desconto, pode ser uma boa em algumas capitais. Com ele o turista consegue algumas vantagens e gratuidade em atrações. Acesse os sites:
www.londonpass.com
www.parisinfo.com
www.barcelonaturisme.com
ww.askmelisboa.com

As passagens de trem e avião é bom compra com antecedência. Na Europa, procure pelas empresas de baixo custo, segue os sites:
www.easyjet.com
www.ryanair.com
www.vueling.com

Em metrôs, evite os bilhetes unitários. Na maioria das capitais há descontos para tíquetes múltiplos. Outra boa é adquirir o bilhete único deles. Em Londres, com o Oyster Card (www.tfl.gov.uk/oyster), a redução pode ser de metade do valor da tarifa do metrô, dependendo da linha utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário