17/06/2009

Muralha de Lugo


A única muralha romana do mundo de pé em sua totalidade teria muito para contar. São quase 2mil anos de história, vividos em tempos áureos e outros nem tão prósperos. Sinônimo de proteção no passado, hoje a Muralha de Lugo é o tesouro arquitetônico da Galícia.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2000, o monumento surpreende pela grandeza e pela conservação - são 2,2 quilômetros de muros de 10 metros de altura e 6 de largura, construídos em ardósia e granito. A parede foi erguida pelos romanos no século 3º para proteger Lugo, uma das cidades mais ricas da região, fundada 15 anos depois de Cristo. E o monumento esconde preciosidades intramuros.
Lugo está no interior da Galícia, a cerca de 100 quilômetros de Santiago de Compostela. Os portões, que há muito tempo já não se fecham mais aos viajantes (hoje são dez entradas, ante as quatro originais), convidam ao conhecimento e à diversão. Três horas são suficientes para um passeio proveitoso.
Não deixe de andar sobre os muros, como faziam, diariamente ao meio-dia, os sacerdotes que viviam na cidade no século 18. de cima é possível ter uma boa noção da grandiosidade da obra e do contraste entre a cidade moderna e a antiga. O acesso é livre e por meios de rampas e, em dias ensolarados, o passeio fica ainda mais prazeroso.
Lá embaixo, o passado da velha Lugo também se revela em cada vila. Ainda hoje são descobertas ruínas da cidade antiga no meio de uma nova obra. Muitas delas estão conservadas e o turista pode visitá-las. Normalmente, essas construções ficam no subsolo dos prédios, como a Casa dos Mosaicos, onde é possível ver pisos e paredes das casas dos romanos endinheirados. Legados da arquitetura barroca, gótica e romana convivem lado a lado. Vale visitar também a Igreja de São Francisco e o Museu Provincial, com interessantes peças romanas.
No auge do Império Romano, viver na cidade intramuros era para poucos abastados. Com a queda do império, Lugo empobreceu e as casas dos nobres começaram a dividir espaço com hortas e casebres. Hoje, viver dentro da muralha virou novamente sinônimo de status. As vielas são cheias de lojas, bares e restaurantes, onde a vida noturna é bastante animada.

Anote na agenda:

Casa dos Mosaicos: www.lugo.es
Catedral de Santa Maria e Museu Provincial: www.museolugo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário