01/06/2009

Festas Juninas


Está chegando a época mais alegre e agitada para a região do Nordeste, as festas juninas ou como se fala por lá , festa de São João. Na Paraíba, Campina Grande a festa já começou. As cidades costumam até ter rixas para ver qual será a maior festa de São João! Em Caruaru a festa dura 42 dias, em Campina Grande a duração da festa é de 31 dias.
O Rio Grande do Norte aparece bem representado nas festas juninas por Mossoró, que espera receber mais de um milhão de pessoas com sua primeira edição de São João organizado por uma emrpesa privada.
A capital de Recife (PE) calcula receber 300 artistas e oferecer várias apresentações com cantores, grupos e poetas. Este ano, os homenageados da festa são os compositores Jackon do Pandeiro e João Silva, um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga. Jackon do Pandeiro será o tema também do São João de João Pessoa, capital da Paraíba. Serão 13 shows, na praça Antenor Navarro e mais 42 atraçoes artísticas ligadas à cultura popular, no Largo de São Pedro.Também está prevista a realização do Arraial do Varadouro, que contará com a participação de cerca de 30 quadrilhas da região metropolitana.
A Bahia entra na rota de festas juninas com Vitória da Conquista, que pela sua localização ao Sul do Estado acaba atraindo principalmente turistas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O evento tem como destaque o retorno do Asa de Águia, com sua trivela à Vitória da Conquista.

CARUARU
Esse sem dúvida será o evento mais longo , com 42 dias de festejos. A festa esse ano homenageia os 100 anos do Mestre Vitalino.
A quermesse foi estendida assim para seu encerramento coincidir com a data de nascimento do chamado Mestre do Barro. A idéia de homenageá-lo veio por conta do resultado de uma pesquisa do Instituto IPESP que demonstrou a vontade da população da cidade resgatar a cultura e as lembranças das festas autênticas.
Por todo lado encontra-se figuras de Vitalino e sua arte. O barro, que levou o nome de Caruaru para o mundo inteiro , está mais destacado que nunca, com réplicas de peças em várias dimensões na decoração. Devido a esse tema, a comunidade de artista do Alto do Moura é um dos principais pontos de visitação. Lá, várias casas foram transformadas em ateliês e mais de mil artesãos moldam o cotidiano do povo no barro.
Outra atração é a Rua Mestre Vitalino. A via concentra vários restaurantes típicos e abriga a Casa Museu Mestre Vitalino, construção de 1959 onde ele morrou até morrer, em 1963.
No São João de Caruaru, até as comidas gigantes têm estilo Vitalino. Têm réplicas enormes de pamonha, cuscuz, bolo de milho, tapioca, pipoca, pé de moleque, canjica, chocolate quente, xexrém, baião de dois, e muito mais.
A festa tem como objetivo é esgatar o tradicional São João da cidade e destacar os artistas que beberam na fonte de Luiz Gonzaga. Entre as atrações confirmadas estão: Elba Ramalho, Fagner, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Alceu Valença, Nando Cordel, Frank Aguiar e muito mais. As apresentações são gratuitas.

CAMPINA GRANDE

A festa aqui também promete ser boa, alías... está sendo boa. A festa já começou e vai até dia 28 de junho. Nesses 30 dias de muito forró que prometem atrair cerca de 1,5 milhão de pessoas no Parque do Povo.
As atrações musicais trazem artistas famosos como Gaviões do Forró e Calcinha Preta e os cantores Elba Ramalho, Zé Ramalho e Dominguinhos. São muitas as atrações, entre elas estão a Pirâmide do Parque do Povo, onde se apresentam apenas artistas regionais, responsáveis pela animação de milhares de pessoas que lotam o espaço para dançar um forró bem agarradinho.
O Expresso Forroviário, o próprio nome ja fala tudo....um passeio de trem com muito forró pé-de-serra. A viagem acontece aos fins de semana no período do São João e leva seus passageiros da Estação Velha, em Campina, até o distrito de Galante. A locomotiva é toda decorada ao estilo junino, onde cada vagão apresenta um trio de forró. Ao chegar em galante os passageiros são recepcionados por quadrilhas juninas e se acomodam em pavilhões para degustar as iguarias típicas e lógico..dançar muito forró. O passageiro pode ainda passear a pé ou de charrete pela paisagem rural. A passagem custa R$ 60,00.
Informações: www.expressodoforro.com.br

Segue os sites de informações das festas nas principais cidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário